terça-feira, 15 de junho de 2010

Desabafo de uma lactante (em crise!)

Nunca tive problemas com a amamentação (a não ser aquilo de o Miguel não saber mamar nos dois primeiros dias, pura falta de ajuda da equipe do hospital), não tive bico rachado, fissurado, não tive mastite, nunca senti dor ao amamentar, nada, nada! Amamentar pra mim sempre foi sinônimo de prazer. O Miguel também sempre foi um mamador eficaz. As mamadas duram em média 5, 10 minutos em cada peito e nunca me preocupei porque ele ganha peso bem. Sempre tive MUITO leite! De esguichar. De ensopar lençois,blusas. Enfim, tudo tranquilo até aqui.

Meu filhote sempre adormecia mamando e aproximadamente tres semanas, não mais. Achei que ele estava crescendo, mudando. Ele mamava bem, mas aí começava a fica inquieto, irritado, chorão. Como a rotininha dele é bem estruturada e as mamadas sempre vem antes do soninho, deduzi que era sono. Embalava, cantava e ele...puff! dormia. Assim foi por umas duas semanas. Caprichei no repertório de canções de ninar (só sei Ursinho Pimpão, me ensina outra?) e o gordinho capotava.

Tava tudo bem até a consulta de três meses. Cresceu 2 cm e engordou 700 g. Pediatra falou que tá ótimo. Acontece que é mal de mãe achar que seu filho não tá comendo o suficiente (agora entendo porque minha mãe enfia comida em mim goela abaixo). Esperava mais. Ele tava engordando em média 1k por mês e agora me vem essa 700 g?

Coincidência ou não, meu doutorzinho velhinho natureba que eu tanto amo (que na primeira consulta disse que até seis meses é SÓ peito, peito e peito) me vem dizendo que mês que vem já poderemos introduzir frutinhas.

Oi?

Fingi que não entendi, que concordei, que não ouvi direito. Aí mexeu comigo, camarada (quem ainda fala "camarada" hoje em dia?). Aqui é AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA até os 6 meses.

Saí com meu coração em frangalhos. Comecei a lembrar se meu filho tava mamando direito ou não. Aonde eu tinha falhado: será que tava me alimentando mal? Ou deveria insistir mais quando ele parava de mamar? Ou acordá-lo de noite e durante as sonecas do dia? Será que é porque ele ja tá dormindo a noite toda? Que espécie de mãe sou eu que deixa o filho dormir 9 horas seguidas à noite, meldels?Será isso? Será que ele comendo frutinhas não iria ficar melhor? Será que tava sendo egoísta ao insistir na amamentação exclusiva?

Acreditem ou não, mas tudo isso passou na minha cabeça por 300 g a menos que meu filho engordou no mês.

Me acalmei. É um bebê super saudável. Acima da média ainda. Se movimenta muito, já gasta bastante enerfia, deve ser isso. E também é super normal essa oscilação na média de enngorda. Bebês mudam e crescem. Quanto à indicação de introduzir frutas mês que vem, não sei se ele já falou que PODE ou que DEVE. Vou esperar pra ver. Não há necessidade, já que eu só volto a trabalhar quando Miguel tiver com sete meses (essa introdução de alimentos geralmente é sugerida pra mãe que tem que voltar ao trabalho).

Não sei se é psicológico ou uma espécie de conspiração internacional contra minha auto-estima de vaca leiteira, mas foi só chegar na casa da minha sogra pra ela falar que tava achando o netinho dela mais magro. Depois minha mãe. Depois o Heitor. Putz...meu filho tá desnutrido?Meu leite tá fraco (lenda urbana isso, mas pense na cabeça de uma lactante em crise)?
Fui indo.
Até que uns dias atrás fui ao salão voltar a ser loira (adeus "mechas californianas" forçadas pela gravidez) e o Miguelzinho dormiu três horas no colo da minha mãe. Dei mamar no carro pra ele não ir se esguelando. Depois dei mais um pouco e ele pareceu satisfeito. Mesmo assim achei pouco. Fiz o ritual do sono e na hora da mamada do sono, ele mamou dois minutos e chorou no peito, irritado. Sugava, largava, chorava. Apertei e...não saía leite. Só um pinguinho. Passei pro outro seio. A mesma coisa.


MEU LEITE SECOU????


Tava na casa da minha mãe e a chamei desesperada. Ele chorando. Como ele tava saciado (nem tanto, mas tava) pedi pra ela fazê-lo dormir. E assim foi. Eu, fui procurar na internet algo sobre leite secar e pensar nas possíveis causas sobre isso.

Na comunidade Grupo Virtual de Amamentação! no orkut li que leite não seca. Isso mesmo, não seca! A não ser que o bebe páre de sugar, o que não era meu caso.
Pensei e repensei minha rotina e cheguei a duas possiveis causas:

1- Com o friozinho que tá fazendo aqui em Brasília, descuidei MUITO do quesito beber água e líquidos. Não bebia mais que uns quatro copos o dia todo;

2- Fator emocional: estressei com algumas coisas por aqui e principalmente fiquei nervosa com essa historia de pensar que ele não estava engordando bem e tal.

Daí que nessa hora eu fui muito racional, pensei: "Quanto mais nervosa e ansiosa eu ficar, menos leite vou ter e tudo isso vou passar pro meu filho".

Fui beber água imediatamente. Me alimentei bem. Tomei banho. Relaxei. Desencanei.

E como esperado, Miguel acordou na madrugada pra mamar (porque não tava de barriga completamente cheia) e lá estava meu leitinho esguichando outra vez. Ufa!
Prova de que leite começa nascendo na cabeça da mãe.
No outro dia enchi um vidro e meio (daquele de maionese) com ordenha manual pro banco de leite (sou doadora).

A vida seguiu bela. "Peitos fartos, filhos fortes".

Agora a novela é outra! Aguarde cenas dos próximos capítulos
Abaixo foto recente do meu rebento. Magrinho que só né? (rs)

10 comentários:

  1. Pronto, mais uma pra lista das parainoicas do grupo, é? kkkk Até onde eu sei, não é normal um bebê engordar um kilo por mês sempre. Já pensou, com 18 meses ele vai pesar quase o que o Vítor pesa? rsrs No começo eles engordam mais mesmo, depois o percentual diminui e estabiliza novamente... Vai lá, muito peitão pra esse garotão lindo!!! Beijocas!!

    ResponderExcluir
  2. Ow tchu, fica assim naum...O Miguel tá lindo e fofo de viver! Com certeza vc se esqueceu da água, o que é comum nos dias mais frios mesmo. Os meus dois mamaram exclusivamente até os 6 meses e, com complemento (fruta, comidinha de sal e água, sim, pq nem água eu dava "pros danadinhos", só peito meesssmoo) até 1 ano e 2 meses. É uma delícia amamentar, né? E quando eles ficam olhando pra gente, com o peito na boca, balançando o pézinho e às vezes ainda sobra uma "mãozinha goducha" pra nos puxar os cabelos? Ah não, fala sério, tem coisa maisigotosademamãe? Tem não! Linda curta muuuuuuito tudo isso, viu?
    Um super bjo pra vcs!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, me vi há alguns meses atrás... fiquei doidinha quando Joaquim ganhou menos de 1 kg pela primeira vez. A pediatra riu da minha cara e perguntou: "e onde vc acha que o menino ia parar se continuasse assim?!?!". Sei lá, só sei que a gente encana mesmo. E sobre o leite, vc deve ter lido, também passei por um episódio desses, no meu caso acho que foi a mudança da minha rotina, voltei a trabalhar, mesmmo sendo em casa já bastou pra alterar minha produção de leite... e a gente sofre... he he... bjos!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, imagino o que passou na sua cabeça. Também passei por isso e sei o qto a gente fica nervosa. Mas o importante é que vc desencanou e está cheia de leite outra vez, eba! E magrinho ele não tá mesmo, tá lindão. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Marília, tô vendo aqui o cantinho do Miguel e muitas coisas que eu passo você está passando também, Miguel e Iury são quase da mesma idade e essa questão do peso é osso mesmo viu. Mas na última consulta do Iury, a pediatra também disse que começaríamos com as frutinhas com 4 meses, e o pior, vou voltar a trabalhar e nem vai ser EU que vou dar essas frutinhas. :(
    Relaxa que como vc disse, leite de mãe vem da cabeça primeiro.

    bjos do meu gordinho para o seu gordinho!

    ResponderExcluir
  6. Ah, me conta como você fez pra voltar a ser loira se a pediatra só deixou eu chegar perto da prachinha e nada mais! (meus cabelos tão precisando e muito) rsrsrs
    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus!!! É o menino "que emagreceu" mais gordo, mais lindo e mais saudável que já vi na minha vida... rsrsrsrs

    Desencana mulher!! :)

    Beijocas bem grande... cheia de saudade de vcs!!
    Manda notícias, viu???

    ResponderExcluir
  8. nooossa Marilia...seu baby está liiindo e não esta nada magro!
    Eles dão mesmo uma oscilada no ganho do peso,se o médico não reclamou é pq está tudo bem...relaxa esai dessa culpa!!
    bjooosss!!!!!!!!!!

    www.devaneiosmaternos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Marília,
    Meu nome é élen, moro no Gama, sempre acompanhei seu blog mas é a primeira vez que eu comento. Tenho um bebê de 1 ano e 5 meses e estou grávida novamente, de 7 semanas. Dessa vez, quero fazer tudo diferente e ter um parto natural. Você me inspirou. Beijos para os dois.

    ResponderExcluir
  10. Lilaaaaa! Postando pela primeira vez... tb passei por situacao semelhante... mas, o meu panico eh que, aos 3 meses da Rafa, eu pensei que meu leite tinha secado!!! Sabe aqueles dias em que os bebes estao querendo peito o dia inteirinho? Pois eh, num desses dias, na hora de mimi, meus seios estavam vazios, vazios, a Rafa querendo nanar pra mimi e eu DESESPERADA achando que nao tinha mais leite!
    Fui pesquisar na internet o que poderia estar acontecendo, cheguei as mesmas conclusoes que vc, mas a mais importante pra mim foi: amamentacao comeca na cabeca, hehe... e comecei a repetir o meu mantra todas as vezes que estou amamentando: "eu tenho muito leite, eu tenho muito leite, ja sinto meu peito formigar de tanto leito que produzo", e nao eh que deu certo, ou melhor, estah dando certo? Minha Rafa vai completar 1 ano e 5 meses e ainda AMA os peitinhos da mamae! :)

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails